Sistema CAx
CAD – (Desenho Auxiliado por Computador) parte do processo em um projeto que utiliza-se das técnicas gráficas computadorizadas.
CAM – (Manufatura Auxiliado por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação auxiliado por computador.
CNC – (Comando Numérico Computadorizado) utiliza-se da linguagem normalizada formada por números, letras e símbolos, onde pela comunicação de um computador com o equipamento os mesmos são responsáveis pela movimentação dos eixos.
2. Explique a importância de um sistema CAD para a integração da manufatura por sistemas computacionais CAx.
R: O CAD é que faz a ligação entre os demais sistemas CAx, é o CAD responsável por fornecer as informações geométricas. Portanto deve estar em constante comunicação com os demais sistemas computacionais.
3. Explique a característica de um CAD paramétrico.
R: Entre as diversas vantagens da modelagem paramétrica de sólidos pode-se citar que: as edições de dimensões alteram diretamente o modelo, é automático, se alterarmos uma cota no desenho original o sólido na montagem altera instantaneamente.
4. Como são gerados desenhos de engenharia 2D em um CAD 3D?
R: Através de um softaware com característica associativa este sistema permite a geração automática de desenhos 2D, com vistas e cotas para dimensionamento, partindo do modelo 3D.
5. Explique a classificação de sistemas CAD: Low-end; Middle-end; High-end.
Low-end = classe composta por sistemas que apenas empregam representações geométricas em duas dimensões. Como características principais:
Baixo custo de software e hardware;
Aplicação genérica: mecânica, elétrica, civil, arquitetura, etc.;
Comunicação de baixa ordem com outros sistemas.
Middle-end = considerada a classe em maior ascensão no mercado atual. É composta por sistemas capazes, principalmente, de representar objetos tridimensionais.
Modelamento tridimensional em geral, sólidos ou superfícies;
Objetos com