Sistema cardiovascular
Sistema Cardiovascular
7) Explique o mecanismo de Frank-Starling. Qual a relação deste mecanismo com o débito cardíaco?
É a capacidade intrínseca que o coração tem de se adaptar a volumes crescentes de afluxo sanguíneo. Quando ocorre um aumento no volume no ventrículo mais o músculo cardíaco se distende, ou seja, quanto maior for a distensão do miocárdio durante o enchimento, com mais força será contraído o coração e um maior volume sanguíneo será ejetado para a aorta. Isso significa que o coração regula sua atividade através do aumento ou diminuição do débito cardíaco.
8) Quais as funções das artérias, arteríolas, capilares e veias no sistema cardiovascular?
- As artérias são divididas em três tipos:
Artéria pulmonar: carrega o sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões para que o dióxido de carbono seja substituído pelo oxigênio; são as únicas artérias que carregam sangue venoso.
Artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases;
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo.
- Arteríolas: ramificações das artérias, têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares. São a principal influência tanto no fluxo sanguíneo local quanto na pressão sanguínea geral, pois são elas que ajudam no controle da pressão sanguínea e levam a quantidade correta de sangue até os capilares.
-Veias: As veias possuem a função de trazer o sangue de volta ao coração depois de ter passado pelos tecidos. Nelas corre o sangue venoso. A Veia cava inferior e veia cava superior conduzem o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e da cabeça e membros superiores, respectivamente, ao coração. Além disso atuam como um grande reservatório de sangue extra.
Capilares: São vasos sanguíneos de pequeno calibre. Permitem a passagem do sangue