sistema cardiovascular
Funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo, segundo suas necessidades metabólicas, para desempenho das funções que devem cumprir, em face das diversas exigências funcionais a que o organismo está sujeito.
Ao desempenhar sua função, o aparelho cardiovascular está organizado morfológica e funcionalmente:
- Para gerar e manter uma diferença de pressão interna ao longo do seu circuito.
- Para conduzir e distribuir continuamente o volume sanguíneo aos tecidos do organismo.
- Para promover a troca de gases (principalmente O2 e CO2), nutrientes e substâncias entre o compartimento vascular e as células teciduais.
- Para coletar o volume sanguíneo proveniente dos tecidos e retorná-lo ao coração.
ESTRUTURAS:
A) CORAÇÃO
B) VASOS ARTERIAIS
C) SISTEMA TUBULAR TROCADOR
D) VASOS VENOSOS
E) VASOS LINFÁTICOS
O conjunto dos sistemas vasculares distribuídos em todas as estruturas do organismo é denominado grande circulação ou circulação sistêmica. Ela conduz sangue arterial oxigenado do lado esquerdo do coração (VENTRÍCULO ESQUERDO), para todos os tecidos do organismo e, a partir destes, conduz sangue venoso desoxigenado e rico em gás carbônico para o lado direito do coração (ÁTRIO DIREITO).
Os sistemas arterial e venoso do pulmão constituem a pequena circulação ou circulação pulmonar. Ela conduz o sangue venoso, pobre em O2 e rico em CO2, proveniente de todo o organismo, a partir do lado direito do coração (VENTRÍCULO DIREITO) até aos pulmões, e destes faz retornar sangue arterial em O2 para o lado esquerdo do coração (ÁTRIO ESQUERDO)
- CORAÇÃO
~ Automatismo, condutibilidade e excitabilidade.
O automatismo é a capacidade que tem o coração de gerar seus próprio estímulo elétrico, que promove a contração das células miocárdicas contráteis, o grau do automatismo que determina o ritmo cardíaco, ou a frequência dos batimentos do coração, a qual varia normalmente de 60