Sistema cardiovascular
O caminho do coração:
Coração, vasos sanguíneos e sangue formam o sistema circulatório – ou sistema cardiovascular (pela nova nomenclatura). Para ter uma idéia geral do sistema circulatório, observe a figura: O coração é um órgão musculoso, que se contrai e impulsiona o sangue para as artérias. Artérias são vasos sanguíneos que levam o sangue do coração para outras partes do corpo. O lado esquerdo do coração bombeia sangue pela artéria aorta. Por isso esse sangue, rico em oxigênio, é chamado de sangue arterial. A aorta se ramifica em outras artérias, que se espalha pelo corpo e vão se tornando cada vez mais finas, até se transformarem em vasos microscópicos, os capilares sanguíneos.
O oxigênio e os nutrientes saem dos capilares e entram nas células, enquanto o gás carbônico e os outros resíduos das atividades das células (excretas) saem das células e entra nos capilares, o sangue arterial dos capilares transforma- se, assim, em sangue venoso.
Os capilares vão se reunindo e forma vasos cada vez maiores, as veias, que trazem o sangue de volta para o coração, de onde ele será bombeado para os pulmões. O sangue venoso entra no coração por duas veias: a veia cava superior, que recolhe sangue das partes acima do coração (cabeça, braços), e a veia cava inferior, que recolhe sangue das partes abaixo do coração.
As veias são vasos que trazem o sangue das outras partes do corpo para o coração. Essa circulação que leva o sangue rico em oxigênio para o corpo e traz de volta para o coração o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico é chamado de grande circulação ou circulação sistêmica. (distribui sangue para todos os órgãos do corpo). O sangue pobre em oxigênio entra pelo lado direito do coração. Ao se contrair, o coração manda o sangue pobre em oxigênio para os pulmões por meio das artérias pulmonares (uma para cada pulmão). Nos pulmões, o sangue rico em gás carbônico transforma- se em sangue oxigenado: perde gás