Sistema Cardiopulmonar
São compostos por milhões de álveolos, que são pequenos sacos que incham e desincham com os movimentos respiratórios. Órgão do sistema respiratório especializado na troca de gases. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2) do corpo.
O Sangue:
É o fluído que circula pelos vasos. É composto por uma parte líquida, o plasma, e uma parte sólida, as células. Entre as células existem os glóbulos vermelhos que são os transportadores do oxigénio.
Circulação Cardio Pulmonar:
Os vasos sanguíneos
Fundamentalmente existem três tipos de vasos:
. Vasos de saída do coração: artérias.
. Vasos de entrada no coração: veias.
. Vasos de trocas de gases nas células: capilares.
O sangue, pobre em oxigênio, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Nestes, percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico do sangue e o tornam rico em oxigênio.
O sangue, rico em oxigênio, passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.
Coração:
É um órgão formado por músculos estriados como braços e pernas. No entanto, não temos controle voluntário deste orgão. Ele é controlado pelo Sistema Nervoso Autônomo, responsável pelo controle e regulação do funcionamento dos órgãos. O tamanho real do coração é semelhante ao de um punho fechado e seu peso varia de 280 a 340g no homem e 230 a 280g na mulher.
A frequência Cardíaca (FC) é o número de batimentos cardíacos por uma unidade de tempo, geralmente minutos. O jeito mais simples de sentir a frequência cardíaca é sentir o pulso no pescoço ou no punho. Existem equipamentos específicos para isso: os frequencímetros ou medidores de frequência cardíaca
Camadas da Parede Cardíaca:
*Pericárdio: a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua