Sistema Binario
Hardware de Computador
O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam, utilizando como base o número dois, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, cujo o sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso/apagado e/ou alto/baixo). Com efeito, em um sistema simples como o binário é possível simplificar o cálculo com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um grupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana
(de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim ou não, falso ou verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado ou desligado). A eletrônica digital e a computação estão baseadas no sistema binário e na lógica de Boole, o que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, os caracteres e realizar operações lógicas e aritméticas.
Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc.). Operação com Binários de binário para decimal
Dado um número N, binário, para expressá-lo em decimal, deve-se escrever cada número que o compõe (bit), multiplicado pela base do sistema
(base = 2), elevado à posição que ocupa. Uma posição à esquerda da vírgula representa uma potência positiva e à direita, uma potência negativa. A soma de cada multiplicação de cada dígito binário pelo valor das potências resulta em um número real representado. Exemplo:
1011(binário) ->( 1 × 23) +( 0 × 22 )+ (1 × 21 ) + (1 × 20 ) = 11 -> 10112 é
11 em decimal.
Operação com Binários de decimal para binário
Dado um número decimal inteiro, para convertê-lo em binário, basta dividi-lo