Sistema Auditivo
Estrutura do nosso ouvido:
A imagem a cima mostra todas as estruturas do nosso ouvido, mas apresentaremos as três estruturas principais, conhecidas como ouvido externo, médio e interno.
Ouvido externo É composta pelo nosso pavilhão auricular (a "orelha"), o canal auditivo externo e a membrana do tímpano. Os sons chegam à membrana do tímpano e são convertidos em vibrações, que são direcionadas ao ouvido médio. Ouvido médio O ouvido médio contém os três menores ossículos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo) em apenas um centímetro quadrado. Para transmitir o som ao ouvido interno, independente de ser um som individual ou até uma orquestra inteira, os movimentos provenientes do tímpano se amplificam em até vinte e duas vezes.
Ouvido interno Possui uma pequena estrutura chamada cóclea ou caracol onde encontramos mais de vinte mil células ciliadas (internas e externas). A diferença das células ciliadas externas para as internas é que as externas amplificam ou inibem as vibrações que chegam, já as internas convertem as vibrações em impulsos bioelétricos, que chegam ao cérebro através do nervo auditivo, e lá é determinada uma sensação auditiva e um significado para o som.
Capacidade de audição: A capacidade de audição humana está entre amplitudes de 0dB à 120dB, e de 20 à 20.000Hz, aproximadamente. Mas nem todos os seres têm a mesma capacidade de audição, o pássaro, por exemplo, ouve sons de 100 à 15.000Hz, o cão de 20 à 30.000Hz e o morcego de 20 à 160.000Hz.
Como ouvimos Pelo ouvido externo, o som é captado e conduzido através do nosso condutor auditivo até o tímpano, uma fina membrana que separa a orelha externa da média. A vibração do tímpano movimenta os três ossículos que constituem a orelha média, que conectados um ao outro, funcionam como uma alavanca, amplificando o som e o conduzindo até a cóclea, uma das partes da orelha interna. Na cóclea, as nossas células ciliadas externas e internas