sistema articular
Nos vertebrados superiores, as articulações móveis estão revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante. Podem ser sinoviais, fibrosas ou cartilagíneas.
A coluna vertebral é um exemplo de articulação semi-móvel.
O crânio é um exemplo de articulação imóvel.
O joelho é um exemplo de articulação móvel.
Cartilaginosas ou anfiatroses
São as que apresentam cartilagem entre os ossos1 :
Sincondroses – Ossos que possuem uma fina camada de cartilagem hialina ligando dois ossos. Muitas se alteram durante o desenvolvimento e podem desaparecer conforme os ossos se ossificam. Assim podem ser temporárias (como algumas do crânio) ou permanentes como as do corpo do esterno.
Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso. Exemplos: Disco intervertebral e sínfise púbica).
Articulação fibrosa:
As articulações fibrosas não possuem uma cavidade articular (sinovial), e os ossos da articulação são unidos, muito compactamente, por tecido conjuntivo denso não modelado. Elas permitem pouco ou nenhum movimento.
Existem três tipos de articulações fibrosas:
Suturas> Ocorrem apenas entre os ossos do crânio. Elas conferem resistência adicional e diminuem as chances de fratura.
Sindesmoses> Nela há uma distancia maior entre as faces da articulação e há mais tecido conjuntivo denso não modelado do que do que em uma sutura. O tecido conjuntivo denso não modelado está normalmente disposto como um feixe (ligamento), e a articulação permite movimento limitado.
Membranas interósseas> É uma lamina substancial de tecido conjuntivo denso não modelado que une os ossos longos adjacentes e permite pouco movimento(anfiartrose).
Articulação do temporomandibular:
É uma combinação de articulação gínglimo e articulação plana, formada pelo