sistema articular
Introdução:
Os ossos unem -se aos outros para construir o esqueleto. esta união não tem a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir mobilidade em maior ou menor grau, embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: Fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. Funcionalmente, as fibrosas são as menos móveis, as cartilaginosas são semimóveis e as sinoviais são mais móveis.
Articulações fibrosas: Denominadas de sinartroses ou articulações fixas, são junções interconectadas por tecido fibroso e de mobilidade nula ou bastante reduzida.
Tipos de articulações fibrosas: Suturas: que são as articulações fibrosas nas quais as margens dos ossos são unidas por uma fina camada de tecido fibroso. tipos de suturas: sutura plana, sutura serrátil ou denteada, sutura escamosa, sutura esquindilese, sutura gonfose. Sindesmoses: articulação fibrosa que apresenta o tecido conectivo interposto consideravelmente maior em quantidade que na sutura.
Articulações cartilaginosa: Também denominada de anfiartrose ou articulações semi-móveis, são junções cujo tecido que se interpõe entre as peças que se articulam é o cartilaginoso.
Tipos de articulações cartilaginosas: Temos sínfises: quando a cartilagem é fibrosa e sincondroses: quando a cartilagem é hialina. Sincondrose com o passar do tempo esta cartilagem ossifica-se (sinostose), são denominadas de articulação cartilagínea primária ou temporária. Sínfises também denominadas de articulação cartilagínea secundária ou permanente. São subdivididas em sínfise verdadeira(disco maciço) e sínfise falsa(disco cavitário).
Articulações sinoviais: Também denominadas de diartrose ou articulações móveis, nestas junções o elemento que se interpõe às peças que se articulam é um liquido denominado liquido sinovial. as estruturas das