Sistema ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental pode ser aplicado em varias áreas das atividades humanas. Onde haja o uso de capital, infla-estrutura e bem como o uso constantes dos recursos naturais, ai cabe a implementação do SAG.
Uma empresa de qualidade será aquela cada vez não somente os lucros de suas atividades mais também aquela que estiver atenta para os princípios da sustentabilidade ambiental e um política que integre o ganho com a preservação do meio ambiente.
Muito se tem falado sobre Sistema de Gestão Ambiental como instrumento de busca da qualidade de vida para as empresas e parece ser uma tendência contemporânea que as empresas busque cada vez mais modelo de empresa que gerencie não somente os lucros, mas também a saúde do ambiente.
Vivemos num mundo globalizado onde o modo de produção (o modo como as coisas são feita) é levado em conta. O pensamento é produzir, mas com eficiência, sem desperdício dos recursos naturais, sem provocar impactos negativos e nem danos químicos ao meio ambiente. É também na quantidade de gasto dos recursos naturais que se reconhece o nível de relacionamento de uma empresa para com o ambiente. Quem produzir sem poluir ou produz poluindo menos, conseguem sustentabilidade no mercado uma vez que consegui agregar valores ecológicos ao seu produto.
Para as empresas será de grande oportunidade aproveitar o contexto mundial para focar seu próprio projeto de sistema de gestão ambiental; pois isso será requisito para quem quiser ganhar mercado num mundo que se preocupa cada vez mais com a natureza.
A ISO 14001 é uma ferramenta que propõe uma política ambiental que respeite os vários setores e que traga a empresa algumas vantagens administrativas como custo benefício aliado a qualidade de vida dos empregados e da sociedade como um todo.
A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental