sistema aerobio
Para que ocorra todo este processo de energia existem 3 etapas:
1 – Glicólise:
Ocorre no citoplasma das células com gasto de 2 moléculas de ATP, que será devolvida, pois o ao final da glicólise teremos a formação de 2 moléculas de ácido pirúvico e 4 moléculas de ATP. São liberados também elétrons energizados e íons H+ que serão capturados por moléculas de NAD+ (nicotinamida adenina dinucleotídeo) que formaram 2 moléculas de NADH2, as duas moléculas de ácido pirúvico vão passar ao interior das mitocôndrias onde vão ocorrer as duas outras etapas.
2 – Ciclo de Krebs ou do Ácido Cítrico
Este ciclo ocorre dentro da matriz mitocondrial tendo seu inicio quando o piruvato foi transformado em acetil CoA. A formação do citrato se dá com a combinação do ácido acético e o oxalacetato presente na matriz mitocondrial.
Então após varias reações químicas serão formadas: 6 moléculas de NADH, 2 moléculas de FADH, 2 moléculas de ATP e 4 moléculas de CO2.
3 – Cadeia Respiratória
Este processo é um pouco mais complicado, ocorre nas cristas mitocondriais onde o hidrogênio se encontra com o FADH2 e NADH2 se soltado de seus transportadores e reagindo com o oxigênio formando então água. Cada NADH decomposto irá produzir 3 ATP e cada moléculas de FADH2 produzirá 2 ATP. Sendo o saldo final da cadeia respiratória de 32 a 34 ATP que somados as moléculas de outros processos de respiração terão um saldo de 36 a 38 ATP´S (dependendo