Sistema aberto na administração
Os sistemas abertos, são os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria, energia e informação regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, restauram sua própria energia, reparando perdas em sua própria organização, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio para manter-se em equilíbrio.
Toda estrutura que está sujeita a sofrer mundanças em consequência das mundanças do meio ambiente, é considerado um sistema aberto, assim são os sistemas biológicos e sociais, como célula, planta, homem, organização e sociedade.
O sistema aberto tem capacidade de mudança, adaptação ao meio ambiente, crescimento e ainda auto-reprodução sob condinções ambientais.
A organização como um sistema aberto
Sistema aberto é um conjunto de partes interdependentes que processa insumos em saídas, logo, uma organização é um sistema aberto, administrado, projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos.
As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo.
Os sistemas abertos em uma organização se dividem basicamente em três partes, que são: Imput (entradas), Output (saídas), Feedback(retroalimentação).
IMPUT (entradas) - São recursos do ambiente colocados na empresa para que ela funcione: Materiais; Dinheiro; Pessoas; Instalações; Informações, conhecimento etc.
OUTPUT (saídas) - São os resultados gerados pelo processamento da empresa que vão para o ambiente: Lucro ou prejuízo; Produtos e serviços;