SIST INTERN UNID 5 Entregue
0,25 em 0,25 pontos
Em seu livro mais recente, O Mundo em Queda Livre, sobre a crise financeira de 2008, o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz faz apenas um elogio ao Brasil.não ter um Banco Central independente.
Segundo ele, se o BC brasileiro fosse independente, o país teria entrado de cabeça na crise.
IG Poder on line, março 2011.
Nos últimos anos, tem ganhado espaço na literatura econômica-financeira a discussão acerca da autonomia (independência) das decisões relativas a Política Monetária implementada pelos Bancos Centrais, bem como os instrumentos envolvidos e utilizados para se alcançar os objetivos. A declaração de Stiglitz a respeito do Banco Central do Brasil pode ser interpretada de que forma?
Resposta Selecionada:
a.
A intervenção da Presidência da República exigindo medidas anticíclicas por parte do Banco Central evitou uma recessão no Brasil .
Resposta Correta:
a.
A intervenção da Presidência da República exigindo medidas anticíclicas por parte do Banco Central evitou uma recessão no Brasil .
Feedback da resposta:
No rompimento da crise financeira em 2008, o então Presidente Lula exigiu que o Banco Central adota-se uma política monetária expansionista com liberação de crédito e aumento de investimentos. Ao contrário dos principais países do mundo que restringiram gastos e cortaram investimentos. Como resultado o Brasil foi um dos primeiros países a se recuperarem da crise.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
O Banco Central do Brasil é a instituição que define as metas de inflação e dispõe de um conjunto de instrumentos de política monetária taxa de juros, depósitos compulsórios, taxa de redesconto; que, dependendo do uso dessas ferramentas, podem provocar diferentes impactos sobre a atividade econômica, afetando o dia-a-dia das pessoas. Embora a participação do Banco Central seja fundamental para a estabilidade do sistema financeiro, ele apenas executa a política monetária definida pelo(a):
Resposta Selecionada: