Sisprenatal
Sabe-se que em saúde a informação é um recurso muito importante, e por meio dela podem-se tomar decisões. Isso serve tanto para um determinado problema de saúde de um usuário do SUS, como para situações de saúde mais abrangentes, relacionadas a um grupo de pessoas. Os enfermeiros sempre possuíram um papel importante na comunicação, sendo mediadores fundamentais entre o paciente e o sistema de saúde. Faz-se necessário, então, que todos os envolvidos nesse processo tenham a compreensão da importância do seu papel para uma assistência de saúde com maior qualidade.
Quanto mais informações são coletadas, maior clareza pode-se ter da situação, melhor será a tomada de decisão e, consequentemente, mais eficaz serão as ações propostas. Para a obtenção e utilização dessas informações nos diversos espaços de produção de saúde, é preciso que se realize o seu registro, gerando, assim, uma produção de dados. Dado é uma pequena parte de um todo, e ao seu conjunto dá-se o nome de informação, que uma vez, sistematizada, tratada, pode transformar-se em conhecimento. Este, por sua vez, é o catalisador que propicia tomada de decisões que podem mudar uma realidade. É com dado, informação, conhecimento, que o enfermeiro trabalha em sua prática diária.
O SISPRENATAL - é um programa de Assistência à Saúde da Gestante implantado por ser uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada, que oferece uma assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco. Seu objetivo consiste em acompanhar o pré-natal, assegurando o desenvolvimento adequado da gestação e permitindo o parto de um recém-nascido saudável, visando a redução dos óbitos maternos.
Para promover a segurança da saúde da mãe e do feto, é necessário, ainda, identificar fatores que caracterizam uma gestação de risco e oferecer atendimento diferenciado, possibilitando a prevenção das complicações que determinam maior