Sismos e vulcões
Sismologia e Vulcanismo Terrestre
Bruno Silva 12º ISP1
Pedro Tavares 12º ISP1
Prof: Isabel do Novo
Ano letivo: 2014/15
Índic
1. Introdução 3
2. Sismos 4
2.1 Tipos de Fronteiras: 4
2.2Os sismos mais importantes ao longo dos tempos: 6
3. Erupções Vulcânicas 7
3.1 Magma Vs. Lava: 7
3.2 Tipos de Erupção: 7
3.3 Alguns dos maiores vulcões de todos os tempos: 8
3.4 Formação de Novas Ilhas: 9
4. Conclusão 10
5. Bibliografia 11
Introdução
Ao longo dos tempos a estrutura da terra mudou. Isto deve-se principalmente aos fenómenos naturais que ocorreram e evoluem ao longo dos séculos, tais como sismos e erupções vulcânicas. A prova mais fidedigna desta afirmação, é a separação dos continentes. No início todos eles estavam unidos, mas com o passar do tempo foram-se separando até aos dias de hoje, isto por causa dos fenómenos acima referidos (sismos, vulcões, entre outros). Neste trabalho de pesquisa iremos abordar estes dois fenómenos de forma mais elaborada, visto que são fatores importantíssimos na moldação do nosso planeta.
Sismos Sismo é uma súbita libertação de tensão acumulada por rutura dos materiais da crosta terrestre. Quando a deformação destes materiais excede a força de coesão das rochas sob tensão eles separam-se através de planos de fraqueza, os quais podem já ser preexistentes.
A maior parte dos sismos mais importantes ocorreram ao longo das principais descontinuidades da crosta terrestre, que são as fronteiras de placas. Existem três tipos de fronteiras: as conservativas, as destrutivas e as construtivas.
Tipos de Fronteiras:
Fonteiras Conservativas (ou Transformantes) - Este tipo de fronteiras formam-se quando duas placas adjacentes se movem paralelamente ao longo de falhas transformantes. Um exemplo atual é a Falha de Sto. André