Sismos, Conhecer para prevenir
Manual
André Martinho
30-07-2013
CURSO “Riscos Naturais Geológicos – Conhecer para prevenir”
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVOS E BENEFÍCIO DO MANUAL
Este manual constitui um suporte aos temas desenvolvidos em contexto de formação do curso sobre “Riscos Naturais Geológicos – Conhecer para prevenir”, módulo de “Sismos – Conhecer para prevenir”. Tem como objectivo aprofundar e clarificar os conteúdos abordados na sessão do referido módulo facilitando a compreensão dos mesmos e a aprendizagem por parte dos formandos.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Nenhuma parte deste manual poderá ser reproduzida ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer meio, seja electrónico, mecânico, de fotocópia ou de gravação, sem prévia autorização da ForSeguro ou do autor.
ELABORADO EM:
23 de Julho de 2013
REVISTO EM:
30 de Julho de 2013
AUTOR:
André Augusto Duarte Pina Martinho (Geólogo)
Índice
1. Introdução
Diariamente, estamos constantemente expostos a vários tipos de riscos que ao ocorrerem podem afectar a sociedade negativamente tomando muitas da vezes dimensões catastróficas.
Relativamente a riscos naturais geológicos, os sismos é um dos fenómenos a ter mais em atenção no nosso país. O território de Portugal Continental tem sofrido, ao longo do tempo, as consequências de sismos de magnitude moderada a forte, que resultaram muitas vezes em danos importantes em várias cidades e vilas do país, como o comprovam os diversos relatos históricos. O último sismo catastrófico que afectou o território do continente foi o sismo de 1 de Novembro de 1755, considerado por vários autores um dos maiores sismos de sempre (estimou-se a sua magnitude entre 8,5 e 9).
Figura – Principais grandes sismos ocorridos em Portugal
Atendendo a que os sismos são fenómenos naturais que não se podem prever nem evitar. Os seus efeitos podem ser minimizados com comportamentos adequados. É por isso importante conhecer um pouco melhor o que é um