sismama
1.1 O Que é o Siscolo e o Sismama?
O SISCOLO e o SISMAMA são subsistemas do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), utilizados para cadastrar os exames citopatológicos e histopatológicos do colo do útero e mama, e também mamografia, no âmbito do SUS.
O sistema permite a obtenção do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA-I). Registrar informações sobre condutas diagnósticas e terapêuticas relativas aos exames positivos/alterados (módulo seguimento da paciente). Selecionar amostras para monitoramento externo da qualidade dos exames (SISCOLO). Coletar dados para construção de indicadores.
Com os dois sistemas é possível avaliar os serviços que executam os procedimentos referentes ao rastreamento do câncer do colo do útero e de mama, planejar as ações de controle, organizar a rede de assistência para diagnóstico e tratamento, avaliar necessidade de capacitações e acompanhar mulheres com exames alterados.
1.2 Como Alimentar este Sistema?
É no laboratório ou serviço de mamografia que as informações são inseridas no SISCOLO e SISMAMA (módulo prestador de serviço). Por essa razão, é de fundamental importância que os dados coletados na Unidade de Saúde sejam completos, corretos e legíveis para o bom entendimento do profissional de saúde que irá fazer o laudo do exame, bem como pelo técnico responsável por digitar as informações nos sistemas.
Os dados digitados no SISCOLO/SISMAMA devem ser enviados pelos prestadores de serviço (laboratórios e clínicas radiológicas) às coordenações, conforme o fluxo definido em cada local. Por exemplo, se o serviço foi “contratado” ou é da administração direta do município, o mesmo deverá gerar os arquivos de Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) e de “exporta dados” (dados da mulher e resultado do exame) para posterior envio à coordenação municipal. Se a responsável pela administração ou contrato for a coordenação estadual, esta é quem receberá