sisgaaz
SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM HIDROGRAFIA PARA OFICIAIS
SisGAAz
Trabalho apresentado referente à avaliação parcial da disciplina de Navegação – Sistemas e Normas, pelos: 1T Rafael da Silva Fernandes de Oliveira, 1T Pedro Costa do Nascimento, 1T (QC-CA) Rodrigo Tecchio, 1T (QC-CA) Adilson Toledo
Instrutor.: CMG (RM1) Nunes Guimarães
NITERÓI
JUNHO DE 2015
Sumário
1. Introdução 2
2. A Amazônia Azul 2
2.1 Aspectos Históricos 2
2.2 Mar Territorial 4
2.3 Zona Contígua 4
2.4 Zona Econômica Exclusiva (ZEE) 5
2.5 Plataforma Continental 5
2.6 Importância estratégica da Amazônia azul 6
3. Monitoramento da Amazônia Azul antes do SISGAAz 9
4. O SisGAAz 11
4.1 O propósito do sistema 11
4.2 Os componentes do sistema 12
4.3 Modelo de desenvolvimento e perspectivas 14
5. Conclusão 15
6. Referências 15
1. Introdução
Nos últimos anos, o Oceano Atlântico, que desde o início da colonização desempenhou um papel fundamental para o Brasil, se tornou ainda mais crucial para o país devido às riquezas que se encontram na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e na Plataforma Continental (PC). Esses conceitos foram definidos pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) em 1982 e se tornaram cruciais com a descoberta do Pré-sal. Pela dimensão e por todas as riquezas presentes, comparadas a Amazônia brasileira, em 2004 a Marinha do Brasil lançou o conceito de Amazônia Azul, que se tornou marca registrada em 2010.
É inegável a importância estratégica da Amazônia Azul para o Brasil e tal importância traz a tona questão da preservação dos interesses nacionais e a consequente necessidade de efetivo monitoramento dessas áreas de valor estratégico para o País. De tal forma que possamos assegurar a exclusividade de exploração dos recursos existentes e impedir a sua utilização por parte de outros países de maneira não autorizada.