siscomex
Campus: Norte Shopping
Curso: Administração
Disciplina: Fundamentos de Comércio Exterior
Professor: Marcio Bárbaras.
Turno: Noite
Ano: 2013
O Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio
( GATT )
Nome: Suenia Rodrigues da Silva
Matrícula: 201307162568
O Acordo Geral Sobre Tarifas e Comércio (GATT)
O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas regulares, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.
Objetivos:
Após a Segunda Guerra Mundial, vários países decidiram regular as relações econômicas internacionais, não só com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, mas também por entenderem que os problemas econômicos influíam seriamente nas relações entre os Governos. Para regular aspectos financeiros e monetários, foram criados o BIRD (Banco Mundial) e o FMI, e no âmbito comercial, foi discutida a criação da Organização Internacional do Comércio - OIC, que funcionaria como uma agência especializada das Nações Unidas.
Em 1947, visando impulsionar a liberalização comercial, combater práticas protecionistas adotadas desde a década de 1930, 23 países, posteriormente denominados fundadores, iniciaram negociações tarifárias na Ronda de Genebra. Essa primeira ronda de negociações resultou em 45.000 concessões e o conjunto de normas e concessões tarifárias estabelecido passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio – GATT. Esse acordo seria temporário, até a criação da OIC - Organização Internacional de Comércio.
Os membros fundadores do GATT, juntamente com outros países, formaram um grupo que elaborou o