sisbol
O desenvolvimento do SisBol segue orientações contidas no Plano de Migração para Software Livre do Exército Brasileiro (Boletim do Exército 08/2007) de onde podemos destacar o seguinte objetivo: restringir o crescimento do legado baseado em tecnologia proprietária.
O SisBol possui as especificações da GNU (General Public License), seguindo também as Diretrizes da Implementação do Software Livre no Governo Federal (http://www.softwarelivre.gov.br) tais como:
1) Priorizar soluções, programas e serviços baseados em software livre que promovam a otimização de recursos e investimentos em tecnologia da informação;
2) Priorizar a plataforma Web no desenvolvimento de sistemas e interfaces de usuários;
3) Adotar padrões abertos no desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação e o desenvolvimento multiplataforma de serviços e aplicativos;
4) Popularizar o uso do software livre;
5) Ampliar a malha de serviços prestados ao cidadão através de software livre; e
6) Garantir ao cidadão o direito de acesso aos serviços públicos sem obrigá-lo a usar plataformas específicas, entre outras.
Descrição do Problema
Atualmente, a maioria das OM e instituições civis realizam a confecção do boletim e do histórico dos integrantes utilizando um Processador de Texto, ficando a produtividade restringida pela habilidade do operador em realizar a tarefa.
Emprega-se hoje, no geral, a separação dos processos de confeccionar o boletim interno e o histórico dos integrantes. Os processos têm entradas comuns, e podem ser unificados através da implantação de um Projeto de Inovação e Melhoria, como está previsto em qualquer objetivo estratégico de mudança e economia de recursos.
O SisBol proporciona os seguintes benefícios:
Unificação dos