Siria x EUA
Membro da Coalizão disse que oposição ficou 'desapontada'.
Obama disse no sábado (31) que seu país está pronto para atacar.
No sábado (31), o presidente americano, Barack Obama, disse em um discurso ter convicção de que uma intervenção militar na Síria é necessária, após evidências do uso de armas químicas pelo governo do país, mas afirmou que está buscando apoio do Congresso.
O presidente americano disse que tem conversado com líderes congressistas e acredita que o tema deva ser debatido. "Apesar de acreditar que eu tenha autoridade para realizar [um ataque] sem a autorização do Congresso, nosso país vai ser mais forte se nós fizermos [a discussão]", disse.
Segundo a agência Reuters, a oposição disse que qualquer intervenção deveria ser acompanhada com mais armas para os rebeldes. "A Coalizão Síria acredita que qualquer possível ação militar deve ser realizada em conjunto com um esforço para armar o Exército Sírio Livre. Isso será vital na contenção da matança de Assad", afirmaram os opositores de Assad em nota.
Legisladores republicanos divulgaram que o debate sobre uma eventual intervenção militar na Síria começará no dia 9 de setembro, ja que o Congresso americano está em recesso.
"Estou preparado para dar essa ordem", afirmou o presidente americano, que enfatizou ser necessário dar uma resposta ao ataque com armas químicas realizado nos arredores de Damasco. De acordo com o governo americano, o ataque foi realizado pelas forças do presidente sírio, Bashar al-Assad.
Mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas na ação, um terço delas crianças, em mais de uma dezena de bairros na periferia de Damasco, ainda segundo a Casa Branca. Trata-se do "pior ataque químico do século 21", afirmou Obama, atribuindo a ação ao regime de Assad.
http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2013/09/oposicao-siria-espera-que-congresso-dos-eua-aprove-ataques-no-pais.html
Tá Teeenso!