Sir framboesa1

1269 palavras 6 páginas
Agosto, de Rubem Fonseca
Personagens históricas

Getúlio Vargas: conhecido como o pai dos pobres, o velho caudilho aparece na obra com o mesmo caráter ambíguo que tem na história: ora é visto como vítima, ora é acusado de ser o responsável por toda a crise e pelo caos político que se instalou no país.

Gregório Fortunato: chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas, o Anjo Negro, estava disposto até à morte para defender o presidente. Foi mandante do fracassado atentado a Carlos Lacerda, em que acabou morrendo o oficial da Aeronáutica, fato que desestabilizou completamente o governo e acirrou a oposição e as Forças Armadas, dando origem ao clima de golpe.

Carlos Lacerda: jornalista, grande orador e radical opositor ao governo Vargas e ao bloco governista. Conseguiu transformar o golpe contra ele em trunfo político, o que lhe possibilitou jogar as Forças Armadas contra o velho presidente.

Climério: membro da guarda pessoal do presidente, incumbido por Gregório Fortunato a contratar o assassino que atentaria contra Lacerda, o matador Alcino, que acaba fracassando.

Nélson: motorista de táxi que participa da tentativa de assassinato de Carlos Lacerda. Foi quem revelou toda a trama aos oficiais da Aeronáutica que comandavam o inquérito policial-militar.

Alcino: Contratado para matar Lacerda, erra o alvo, o que acaba provocando as complicações políticas que culminaram com o suicídio de Getúlio.

Alzira e Lutero Vargas: filhos de Getúlio Vargas. Ela é muito ligada ao pai, a quem tem muito carinho; ele, deputado, é acusado de ser o mandante do atentado contra Lacerda.

Nesta relação de personagens históricas, podem entrar alguns tipos que aparecem com o nome ligeiramente modificado, como é o caso de Vitor Freitas, senador corrupto e homossexual, Eusébio de Andrade, Ilídio e Moscoso, contraventores do jogo do bicho.

Personagens fictícias

Alberto Mattos: comissário de polícia, ele trabalha em uma delegacia do Rio de Janeiro e procura, a todo custo,

Relacionados

  • cfgbfgfg
    902 palavras | 4 páginas