SINTOMAS DA FALTA DE NUTRIENTES EM VEGETAIS
Circulam por todos os organismos.
Entram na biosfera pelo sistema radicular das plantas. Utilizado pela planta em diversos funções biológicas. Outros organismos como fungos micorrízicos e bactérias fixadoras de nitrogênio podem auxiliar a planta.
Aquele cuja a ausência impede a planta de completar seu ciclo de vida ou aquele que tem o papel fisiológico claro. com eles mais a luz solar, a planta pode sintetizar todos os componentes necessários para um crescimento normal.
Elementos considerados essenciais à maioria das plantas superiores. para alguns autores, são divididos em macro ou micronutrientes de acordo com sua concentração no tecido vegetal. outros autores os divide em 4 grupos, de acordo com seu papel bioquímico e sua função fisiológica:
1. compostos orgânicos (com carbono) assimilados pelas plantas através de reações bioquímicas que envolvem redução e oxidação.
2. Importantes em reações de armazenamento de energia ou na manutenção da integridade estrutural. 3. Presente no tecido vegetal como íons livres ou ligados a substancias. Importância em seus papeis como cofator enzimático e na regulação de potenciais osmóticos.
4. Importante função em reações envolvendo transporte de elétrons.
quando a planta sente a falta de determinado elemento, ela tende a priorizar as folhas jovens em detrimento das velhas, que normalmente são as primeiras a manifestar os sintomas. os nutrientes pode ser moveis ou imóveis na planta a ausência de um mineral causa um distúrbio nutricional com sintomas bem claros. em estudos com cultivo hidropônico fica evidente os sintomas relacionados à ausência de determinado mineral
o diagnostico de plantas que crescem no solo podem ser mais complexos visto que:
• pode ocorrer a deficiência de vários elementos ao mesmo tempo.
• Deficiência ou acúmulo de um elemento pode induzir deficiências ou acúmulos de outros elementos. • Sintomas virais podem