Sinteses
O texto fala que adolescentes consomem bebida alcoólica cada vez mais cedo e os pais hoje em dia enfrentam muita dificuldade em impor limites á seus filhos.
No texto, a psicóloga fala que na adolescência, os jovens, sofrem muita pressão para que adotem determinados comportamentos a fim de serem aceitos em seus grupos. E que, muitas vezes cedem a essa pressão, pois estão à procura de afirmar a sua identidade.
Os pais por sua vez ficam pressionados em ceder às vontades de seus filhos para que eles se sintam incluídos dentro de seus grupos e assim acabam se tornando permissíveis com dificuldade em impor limites com medo de que seus filhos saiam frustrados.
Síntese do texto: Pai não é professor particular
Nos tempos atuais, crianças e jovens são constantemente cobrados por bons resultados na escola.
E para que esses resultados apareçam, os pais procuram auxiliar e supervisionar as tarefas escolares de modo que na maioria das vezes tiram a autonomia dos filhos na construção do conhecimento.
Quando os pais realizam tarefas escolares pensando que estão ajudando os seus filhos, acabam fazendo com seus filhos não se encorajem na descoberta do conhecimento de forma independente.
A escola por sua vez acaba somente focando nos resultados que o aluno irá obter, nas notas para dar prosseguimento aos estudos e a aprendizagem em si fica em segundo plano.
Os pais têm sim a responsabilidade pela educação dos seus filhos, porém não podem ocupar o lugar da escola nessa tarefa.
Síntese do capítulo 1 – O surgimento da Orientação Educacional 1- Das Origens da Orientação Educacional
Desde os primórdios da civilização verifica-se a necessidade de instrução e orientação aos mais jovens, essa orientação normalmente ocorria por parte dos mais velhos. O conhecimento era transmitido de modo informal e acontecia no âmbito familiar.
Com as transformações e mudanças na sociedade, surgiram novas maneiras de prover a educação. 2- O