sintese
Durante esse período de convivência com a professora Elza, pude aprender de fato muitas coisas. Primeiramente, a respeito do positivismo posso dizer que é uma linha teórica da sociologia, tendo como um dos principais nomes o francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando a razão, da teologia e da metafísica. os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Uma coisa interessante que não sabia, é que uma pequena frase de nossa bandeira do nosso Brasil tem sob influencia positivista. Salvo engano, na aula a professora citou a frase completa com que essa duas palavras foi extraída; "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim". A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar teria a perfeita orientação ética da vida social.
Com base na fenomenologia, exploramos bastante também nas aulas. Antes de tudo, vou definir fenomenologia em poucas palavras: ‘‘ A busca da essência. ’’ Ou seja, resumidamente seria ‘ o estudo do que se mostra’. Um dos maiores nomes foi Husserl. Ao lermos o texto de ‘ a psicologia e a ciência ’ aprendi umas coisas interessantes a respeito da fenomenologia, algo novo que não aprofundamos nas abordagens l. Eu quero dizer a respeito de noesis e noemas. Noesis é a capacidade de pensar. Noema é o objeto intencional do pensamento. Com isso, o contraste entre noesis e noema se tornou fundamental para a experiência intencional da fenomenologia de Husserl.
Por fim , a respeito do marxismo tenho a dizer que um dos principais nomes foi Karl Marx, e teve inicio ao realizaram um complexo exercício de reflexão sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades.
Como resultado, obtiveram uma série de princípios que