Sintese
Após a leitura global do texto em questão, deve-se proceder a detecção das ideias e dos acontecimentos principais, sublinhando as articulações lógicas e os exemplos.
2ª fase: construção do novo texto
Devemos introduzir o texto, apresentando o tema, o nome do autor e a tese (se existir) e, depois, ilustrá-lo com a exposição dos factor inerentes ao tema, ou seja, o problema do texto (o ponto central).
Sendo uma síntese, a ordem dos acontecimentos não tem de ser igual à do texto original, mas tem-se que respeitar as relações entre factos, sem alterar o seu significado.
A síntese é sempre redigida na terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso directo.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/500661-como-elaborar-uma-s%C3%ADntese/#ixzz1On1XVMIu
Existem 5 fatores que fazem a democracia ser bastante frágil no Brasil.
1º) O voto é obrigatório;
2º) O governo quer censurar a Internet, fato que apenas ocorre em governos comunistas como China, Cuba e Coréia do Norte. Se a nova legislação eleitoral vingar, nenhum blogueiro poderá emitir qualquer opinião sobre os candidatos em época eleitoral, o que prejudicará bastante o debate, já que os blogueiros tendem a ser mais independentes que a mídia em geral, que recebe milhões dos governos que estão no poder.
3º) Como venho sempre dizendo, no Brasil existem, praticamente, apenas partidos de esquerda. Entre os grandes partidos, as únicas exceções seriam DEM e PTB, que, no entanto, são partidos muito mais centristas do que de direita. Logo, não há no Brasil diversidade de ideias, o que caracteriza uma democracia.
4º) Os gastos com publicidade do governo federal são bastante exagerados. A qualquer hora que você ligar a televisão, verá propaganda da Caixa, Petrobras, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência e por aí vai. Certamente, este excessivo número de propagandas tende a calar as emissoras de televisão com relação a qualquer