Sintese
A CULTURA – discussão a respeito das diferenças entre o homem e o animal. Desta forma traz Instinto como ação caracterizada por reflexos e instintos, é definida por leis biológicas. Inteligência abstrata como as ações hereditárias, passam de espécie para espécie. E inteligência concreta como as ações que deixam de ser instintivas passando a ter plasticidade. Enquanto a palavra caracteriza fundamentalmente o homem, o animal possui uma linguagem programada biologicamente idêntica na espécie. A humanização ocorre pela socialização e pela educação, aspectos culturais.
EVOLUÇÃO TRANSDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO – para que exista evolução se faz necessário um novo tipo de educação, que leve em conta todas as dimensões do ser humano. A educação está no centro de nosso futuro. UNESCO promulga 4 pilares de um novo tipo de educação: aprender a conhecer (aprendizagem dos métodos), aprender a fazer (aquisição de uma profissão), aprender a viver em conjunto (respeito pelas normas) e aprender a ser (descobrir nossos condicionamentos). Há uma relação evidente entre os 4. Educação integral dirige-se à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um de seus componentes.
CONDIÇÃO TECNOLÓGICA – pensar e agir, respectivamente características de homo sapiens e homo faber, são complementares, portanto dois aspectos da mesma realidade. As três etapas fundamentais do desenvolvimento da técnica são: utensilio