Sintese
Realização de inquérito epidemiológico para avaliação das condições de saúde de uma população adstrita a uma UBS.
É um resumo que relata o trabalho feito pelos alunos da Faculdade de Enfermagem e obstetrícia com o inquérito epidemiológico que tem por objetivo avaliar as condições de saúde da população adstrita à Unidade Básica de Saúde Areal Fundos, no período do primeiro semestre de 2007.
As estatísticas de saúde, tem sido fundamentais para um desempenho e monitoramento do sistema de saúde. Pois, por meio destas informações epidemiológicas é possível obter a definição de grupos populacionais, decisões sobre problemas prioritários, avaliação de problemas de saúde e suas condições, a escolha entre diferentes alternativas de intervenção, elevação ao acesso e cobertura e avaliação a efetividade, implementação de programas.
Portanto, o Departamento de Medicina Social propôs a realização de um inquérito epidemiológico. No qual teve como objetivos, quantificar a população adstrita a UBS, determinar o perfil demográfico e socioeconômico, a prevalência de doenças, identificar a necessidade de visitas e cuidados domiciliares e os motivos que levam a hospitalização,a prevalência de gestantes, mulheres com exames ginecológicos atrasados e a cobertura vacinal de crianças com menos de um ano.
Fizeram estudo com base na população e na área de abrangência da UBS Areal Fundos. Com o intuito de obter uma logística, foram divididas em quatro micro-áreas, sendo assim numeradas e divididas entre os alunos da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia e da Faculdade de Medicina da UFPel. Com o trabalho sendo supervisionado pelos estudantes do curso de Pós-graduação em Epidemiologia.
Sendo assim foram elaborados instrumentos de pesquisa simplificados, como por exemplo questionário semi estruturado com perguntas abertas e fechadas, mapas da área para que os alunos se responsabilizassem por