Sintese
Um bairro predominantemente residencial, com características próprias e de grande fluxo de pessoas e veículos todos os dias, O bairro de Adrianópolis, pode-se dizer, é um bairro completo; em serviços de saúde e atendimento geral a seus habitantes; diferenciando o da maioria dos bairros da cidade de Manaus, AM. Faz fronteira com os bairros: Parque Dez, Praça 14, Nossa Senhora das Graças e Aleixo. E consequentemente tem características semelhantes a esses bairros nos seus limites mais próximos.
HISTÓRICO:
Adrianópolis é um bairro da zona centro-sul do município de Manaus, Amazonas, Brasil.
Surgiu a partir de vilas construídas por operários que trabalhavam no Centro da cidade, sendo assim, possuía uma área extremamente verde e arborizada pelo conjunto de sítios e chácaras. Surgiu no início do século passado, tendo como habitantes a classe média alta da época.
Adrianópolis é um bairro predominantemente residencial com uma expressiva porção comercial.
"Adrianópolis" é um termo oriundo da língua grega: significa "cidade de Adriano", através da junção das palavras "Adriano" e pólis (cidade). Adrianópolis recebeu seu atual nome somente na década de 1920, originário do renomado médico Adriano Jorge, que possuía residência fixa na área desse bairro. Até meados dos anos 60, Adrianópolis chamava-se "Villa Municipal", nome este que persiste no imaginário dos habitantes do bairro até os dias atuais, como uma espécie de apelido carinhoso e saudosista. Outra curiosidade é que todas as ruas do bairro foram nomeadas com o nomes das capitais do Nordeste do Brasil.
Como todos sabem, a cidade de Manaus experimentou, a partir da década de 60, um processo de crescimento desenfreado e desordenado, e o resultado da falta de planejamento é uma cidade desarticulada e com problemas estruturais que estão longe de ser resolvidos. No coração da cidade, no entanto, de forma inacreditável, o bairro conseguiu manter-se livre desse inchaço populacional e hoje é