sintese
Desde épocas mais antigas, as crianças procuram conhecer o mundo através de brincadeiras e jogos, até nos dias atuais muitos destes jogos e brincadeiras ainda são tradicionais como pique - esconde amarelinha, pular corda, etc. Observando essas brincadeiras deparamos com crianças com muita energia e são incansáveis quando se entregam totalmente a esse divertimento tão prazeroso.
Enquanto brincam as crianças aprendem e se desenvolvem, investigam e constroem conhecimentos sobre si mesmos e sobre o mundo, soltam a imaginação e ali elas podem realizar tudo simbolicamente aquilo que ainda não conseguem fazer.
A brincadeira expressa a forma de como uma criança reflete, organiza, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói o seu mundo e também expressam seus problemas e conflitos que vivem no momento é através da brincadeira que ela encontra para nos dizer o que teria dificuldades para falar. Sensações de medo, dor ou tensão podem ser superadas ao serem vivenciadas por meio da fantasia.
À medida que a criança cresce as brincadeiras modificam de acordo com cada etapa de seu desenvolvimento os bebês, por exemplo, gostam de jogos de repetir como sacudir chocalho, bater as mãos nos móbiles, a imitação é muito importante para o desenvolvimento das atividades do bebê, quando começam a andar o campo de exploração amplia é interessante nessa fase jogos de manipulação, explorar seu sentido tátil com brinquedos de diferentes formas, tamanho e textura.Para o desenvolvimento motor e intelectual da criança os jogos com noções de quantidade, tamanho e peso são ideais e brincadeiras de empilhar,separar, enfileirar, amontoar são os mais apropriados.
Os jogos simbólicos ou “faz de conta” são inventados pelas crianças fruto da imaginação elas dão vida ao que não tem vida. As crianças observam atentamente os adultos que vivem próximos a ela observando os gestos e ações das pessoas para depois imita-las, como por exemplo, brincadeiras de medico, de dar banho