sintese
1 Sumário 01
2 Introdução 02
3 Desenvolvimento 03
4 Conclusão 09
5 Bibliografia 10
Introdução:
O trabalho tem como propósito abordar: as idéias políticas expressas no mundo em que foram concebidas e sempre trazem um convite à ação para manter e justificar o status ou para imprimir mudanças na sociedade , seja pelo reformismo, seja pela revolução. As teorias políticas antecedem e orientam a ação. Por sua vez, as teorias são fecundadas pela pratica política, que as dinamiza e as transforma. Por isso é importante estudar os clássicos, para saber como eles percebem os problemas do seu tem, o que sem duvida nos auxiliará a interpretação do presente.
Desenvolvimento:
A evolução do pensamento político segundo:
Sócrates:
Acreditava que as idéias pertenciam ao mundo em que só os sábios poderiam compreender, ou seja, somente um filósofo teria sabedoria o suficiente para governar o Estado, Sócrates não concordava com a democracia aristocrática a qual era o regime de Antenas, para ele era uma hipocrisia se relacionar com os membros de um parlamento.
Platão:
Segundo o filosofo grego Platão o individuo possui três almas que o compõem, essas almas correspondem aos seguintes princípios: racional, irascível e passional, depois fazendo uma analogia entre individuo e a cidade, Platão dividiu esta em três grupos sociais também são eles:
Produtores – responsáveis pela produção econômica, como os