Sintese sobre a educação de jovens e adultos relacionada a teoria de paulo freire:
Pode – se dizer que na Educação de Jovens e Adultos, a figura do professor Paulo Freire era associada para muitos, uma possibilidade da definição de uma politica que inserisse a importâcia da educação de Jovens e Adultos na transformação social da cidade e não somente uma educação visando o processo produtivo do país.
Falar em Paulo Freire junto a grupos de educação de adultos é sinônimo de estar engajado em um trabalho de jovens e adultos não escolarizados visando à transformação da realidade daqueles que socialmente se encontravam marginalizados de uma sociedade letrada e, na maioria dos casos, vivendo um processo de exclusão social.
A educação de jovens e adultos é um debate que se concentra na situação de miseria social, das precarias condiçoes de vida da maioria da população e nos resultados do sistema público regular de ensino, não existindo uma discussão consistente sobre qual educação é necessaria a esse segmento excluido do sistema escolar. Isto significava, na concepção politico-filosofica de Paulo Freire, uma educação que reconhecia a pluralidade de experiencias que o educando jovem e adulto traz de sua vida, articulando sua vivencia, detectando sua realidade e seus saberes, para a partir deles ampliálos, permitindo uma leitura critica do mundo e uma apropriação e criação de conhecimentos que melhor capacitem o educando à ação transformadora de sua realidade social.
O Brasil deve a Paulo Freire a inclusão na categoria de lutadores sociais de milhões de brasileiros que compreenderam o que é ser sujeito de sua própria historia. Permitiu a um numero expressivo de pessoas que pertenciam aos " de baixo" enxergarem-se como agentes transformadores na busca por uma sociedade mais justa e igualitaria. Deu-lhes a chance de escolher seu proprio caminho, em vez de ficarem sempre presos pelas propostas impostas pelas elites.
Paulo Freire como intelectual organico e, mais do que