Sintese Psicologia e trabalho pedagógico, Capitulo 9
CAPÍTULO 9 - O papel da escola
O texto do referido capítulo aborda a função da escola e o papel do professor na relação de ensino aprendizagem através de três correntes distintas.
Inicia abordando a pedagogia tradicional, dizendo que grande parte deste método ainda são utilizados nas escolas, que ensina às crianças os conceitos científicos através da transmissão de seus significados por meio de definições, sendo utilizadas através de exercícios de memorização e treinamento. O conhecimento e desenvolvimento nessa abordagem são processos cumulativos. Os significados das palavras, por sua vez, são impostas ao indivíduo de maneira fixa, onde as experiências anteriores dos alunos e seu envolvimento não são considerados. Neste modelo, o papel do professor é de transmissor de conhecimento.
Em seguida, o texto aborda as concepções de Piaget e Vygotsky.
Numa abordagem baseada nas concepções de Piaget, os conceitos não são ensinados e sim, criam-se situações para que a criança possa formulá-los, valorizando o desenvolvimento espontâneo da criança. O professor deve possibilitar situações em que a criança possa agir e o adulto deve a expressão de suas elaborações, e deve também fazê-las vivenciar modos de construir conhecimento por si mesmas, modos de aprender pensando.
Nas relações de ensino compartilhados, baseadas na concepção de Vygotsky, considera-se que as palavras com seus diferentes significados são aprendidas à medida que a criança se relaciona com as diferentes relações sociais. Cabe ao professor possibilitar a criança o acesso aos conceitos sistematizados, procurando introduzir nela formas de raciocínio e significados. Nessa abordagem a relação de ensino, como relação de partilha e de articulação de saberes, onde o professor ensina (ajudando, fazendo junto) as crianças a compararem as definições iniciais das palavras com os sentidos históricos dos conceitos.