Sintese Organica Verde
Orgânica
Verde
1
INTRODUÇÃO
2
o Atualmente, vem surgindo diversas fontes de aproveitamento dos recursos naturais e uma grande preocupação com o meio ambiente. o Terminologias como tecnologia limpa, processo limpo, síntese limpa e química verde, tem se tornado frequentes na literatura nos últimos anos.
3
INTRODUÇÃO
4
INTRODUÇ
ÃO
o Síntese Orgânica é a ciência de construir moléculas a partir de átomos e de outras moléculas, usualmente mais simples.
A molécula a ser construída é designada molécula alvo sintético, e é normalmente constituída por átomos dos elementos C, H, O, N, S, P, Cl, Br, I e B. o A primeira substância orgânica obtida em laboratório foi a uréia, por Wöhler na Alemanha, em 1828 .
5
INTRODUÇÃO
o Um plano de síntese deve atender os requerimentos:
- Reações químicas eficientes;
- Brevidade;
- Materiais de partida baratos ou de fácil obtenção;
- Condições reacionais práticas e convenientes;
- Ser adaptável para a síntese de outros membros da mesma família estrutural, quer seja alvo sintético um produto natural ou uma molécula não natural;
- Flexibilidade para permitir modificações.
6
OBJETIVOS
Apresentar conceitos e aspectos mais importantes que contribuem para uma síntese orgânica mais limpa e eficiente para o meio ambiente.
7
QUÍMICA
VERDE
o A Química Verde é definida segundo a IUPAC, como o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou para eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas.
8
QUÍMICA
VERDE
o Os 12 princípios da Química Verde:
1- Evitar a produção de resíduos: é mais barato e eficiente evitar a formação de um resíduo do que tratá-lo após ter sido gerado em um processo.
2- Maximizar a economia de átomos: as reações químicas precisam ser planejadas de modo a maximizar a incorporação dos materiais de partida no produto final.
3- Reduzir toxicidade: métodos sintéticos e processos devem ser planejados de modo a gerar apenas substâncias que tenham pouca ou nenhuma