Sintese Hipermídia: usos do hipertexto na internet
Licenciatura em Artes Visuais EAD
Disciplina: Ateliê de Arte e Tecnologia II – Diálogos Intermidiático
Unidade 4 - Hipertexto:
Hipermídia: usos do hipertexto na internet;
Experimentando o Hiperlink.
Síntese
Hipermídia: usos do hipertexto na internet
A construção do hipertexto é pautada pela não linearidade e com isso a possibilidade de exploração do texto, ideias e figuras. Desse modo, é capaz de impulsionar e instigar o aluno á pesquisa e a explorar, através do hipertexto, outros desdobramentos e descobertas.
O computador passou a ser um grande aliado na educação uma vez que, por exemplo, com apenas um clicar de comandos temos acesso a um universo valioso de informações, de todos os tipos e tempos. Na FAV esse tipo de conhecimento tecnológico proporciona um novo caminhar no contexto Trazendo-nos a flexibilidade de acesso junto com a possibilidade de interação e participação.
Embora apresente diferentes definições, o hipertexto é aquele texto em que o mesmo adquire amplitude em termos de ideias e informações. Possibilita ainda multiassociações e um processo de produção colaborativa.
Em geral, um hipertexto é organizado por blocos de informações ou conteúdos, chamados lexias, que se interligam por nós.
A estrutura do hipertexto também pode apresentar variação na forma como se organiza: na estrutura arborescente existe um núcleo central de onde saem os anexos que enriquecem a leitura. Na lógica de rede os pontos se entrelaçam, aumentando o desenvolvimento de infinitos caminhos.
Apesar de não ter sido criado pela internet, foi através desse meio que o hipertexto atingiu uma expansão inusitada. Na rede seu nome mais comum é hiperlink ou simplesmente link. Ao clicar em um link uma infinidade de possibilidades é oferecida ao usuário. Essa “viagem” através dos links é proporcionada pela própria estrutura digital da internet. A finitude da exploração do link é determinada pelo próprio usuário e pelo software de que