Sintese formação do professor
Finalidade do estágio curricular supervisionado na formação do pedagogo é formar professores a partir da análise da crítica da proposição de novas maneiras de fazer educação.
Os estagiários desenvolvem posturas e habilidades de pesquisador a partir das situações de estágio.
Essas visões mais abrangentes e contextualizadas do estágio indicam para além da instrumentalização técnica da função docente, um profissional pensante, que vive num determinado espaço e num tempo histórico, capaz de vislumbrar o caráter coletivo e social da profissão. O papel da teoria é oferecer aos futuros professores perspectiva de análise para compreender os contextos históricos, sociais, culturais, organizados de si mesmo como profissional.
O estágio deve preparar para um trabalho docente coletivo, uma vez que o ensino não é um assunto individual do professor.
O estágio para os alunos que estão em fase inicial e que ainda não exercem o magistério é antes de tudo um estágio de boas vindas de novos companheiros de profissão.
Discutir a profissão e profissionalização docente requer que se trate da construção de sua identidade.
A identidade do professor é construída ao longo de sua trajetória como profissional do magistério, porém, são no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão.
Os cursos de formação podem ter importante papel nessa construção ou fortalecimento da identidade, à medida que possibilitam a reflexão e a analise critica das diversas representações sociais historicamente construídas e praticadas na profissão.
A atenta observação e investigação podem abrir um leque de outras questões sobre o cotidiano escolar em que o estagiário ao fazer sua investigação, intervenção pode aprender a profissão docente e encontrar elementos de formação de sua identidade.
COMO TRABALHAR COM A LITERATURA INFANTIL
A literatura infantil existe desde o século XVII a palavra literatura é o conjunto de