Sintese - formação de professores para uso das tecnologias
Atuação docente e princípios de formação para uso educacional de tecnologias
As ações do professor no processo de ensino deverão ser pautadas sob três grandes competências, sendo elas: o planejamento, a mediação e a avaliação. O planejamento consiste em traçar os objetivos de aprendizagem e pensar em como atingi-los. Pensar nos materiais, nas atividades e nos recursos tecnológicos disponíveis como subsídios para desenvolvimento dos alunos. A mediação, no processo de ensino, de acordo com MASETTO (2000) diz respeito ao comportamento do professor que se coloca como facilitador, que orienta, acompanha e colabora para que seu aluno chegue aos seus objetivos. A avaliação ocorre durante todo o processo de aprendizagem e dá ao professor a possibilidade de rever sua metodologia e estratégias, caso necessário.
Proposta educacional A proposta educacional é o ponto de partida para o desenvolvimento das ações do professor, considerando a formação de pessoas para o desenvolvimento de competências, numa formação integral do ser humano. A proposta educacional para o desenvolvimento das competências deve levar em conta o aluno como um ser ativo na construção do conhecimento e deve ser articulada com a vida real do educando.
Experiência e contexto do professor A formação do professor para o uso das tecnologias, num contexto das mudanças sociais e tecnológicas, deve levar em conta sua experiência como um ponto de referencia na busca do desenvolvimento de metodologias que podem contribuir para o processo de mudanças