Sintese Fases Anteriores Guerra
A partir da 2ª metade do século XIX surgiram NOVAS INVENÇÕES / NOVOS AVANÇOS DA CIÊNCIA e NOVAS FONTES DE ENERGIA foram aplicados no processo industrial, levando a um AUMENTO DA PRODUÇÃO e DIMINUIÇAO DO TEMPO DO PROCESSO INDUSTRIAL – isto foi chamado de 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, atingindo a Europa (principalmente a Alemanha), os Estados Unidos e o Japão.
Principais invenções tecnológicas deste período: Prensa móvel, Motor de combustão interna, Telefone, Rádio, Autofalante, Furadeira elétrica, Microfone, Gramofone, Refrigerador, Filme fotográfico, Antena, Cinema, Automóvel, Lâmpada elétrica, Raio X.
Imperialismo
Os avanços técnicos desenvolvidos ao longo do século XIX permitiram o aumento da produção de mercadorias industrializadas. Nos entanto, a partir de 1870, a grande oferta de produto e os baixos índices de consumo provocaram a queda nos lucros das empresas.
Para tentar solucionar o problema, as grandes potências econômicas do período adotaram uma série de medidas protecionistas, que restringiam a entrada de mercadorias industrializadas em seu país. Além disso iniciaram um processo de expansão territorial em diferentes regiões na África e na Ásia, em busca de investimentos mais lucrativos, novas fontes de matérias- primas e novos mercados consumidores.
Esse processo de expansão territorial das potencias industrializadas é conhecido como imperialismo. As regiões colonizadas desempenharam um papel econômico importante para as metrópoles: elas constituíam grandes reservas de mão de obra para a exploração de matérias-primas locais, e principalmente como mercados para investimentos dos capitais excedentes na Europa.
Para além dos fatores econômicos houveram justificativas ideológicas e religiosas para colonizar a África e Ásia. Estes povos eram tomados como “atrasados” do ponto de vista tecnológico e cultural. As potências européias se acreditavam detentores de certa superioridade e por isso teriam a missão de civilizar e