sintese dos 4 primeiros capítulos de - Filosofia da Ciencia
Nos dois primeiros capítulos que tem como título (O senso comum e a Ciência- I e II) vai tratar de conceitos sobre o senso comum e a Ciência, mesmo o autor não expondo uma definição ao senso comum ele consegue usar o mesmo para definir o que é ciência, que seria uma especialização de conceitos comuns a todos. Ele vai diferir um de outro, mas ao mesmo tempo mostrar que um sempre estará ligado ao outro, como exemplo, uma determinada planta que e usada com fins medicinais passado de família para família seria um senso comum, a ciência vai entrar indagando o porquê de essa planta curar determinadas doenças, nesse caso a ciência surge de um senso comum, estando elas ligadas.
No capítulo três (em busca da ordem) o autor escreve que tanto o meio científico quanto o comum vão buscar maneiras para estabelecer uma ordem em sua sociedade. No método cientifico será usado métodos que necessariamente terão que ser testados e estudados e que serão passíveis de erros para que possa ser cada vez mais melhorado seu método para que a ordem se mantenha com o passar do tempo.
No quarto capitulo (Modelos e Receitas) retrata a necessidade de se criar modelos das coisas, para que a analise das mesmas possa acontecer a partir da imaginação. Imaginar como seria, por exemplo, o nosso DNA veio a partir de um modelo e que pode a qualquer momento sofrer alterações através de estudos a partir do modelo usado atualmente, dupla hélice. As mudanças de modelos são necessárias para que cada vez mais possamos chegar mais perto do que realmente é, da solução dos problemas e das indagações.