Sintese do livro preconceito linguistico
SÍNTESE: PRECONCEITO LINGÜÍSTICO
Recife,2007
APRESENTAÇÃO
Nesta síntese fazemos uma critica plausiva as denuncias de preconceitos relatados pelo autor do Livro Preconceito Lingüístico. Em numeras vezes concordamos e reforçamos suas colocações, não citamos os dados estatísticos, pois no dia-a-dia é apresentado nos meios de comunicação às vezes não queremos enxergar, ou somos levados a aceitar está forma da língua portuguesa.
Acreditamos que esta verdade deve ser demonstrada sem mascaras e interesses ocultos, mas com foco na realidade e experiência individual de cada um de nós.
Vamos discorrer neste resumo um pouco dessa confusão de conceitos nos levando a refletir, como é que a solução pode ser contestada.
SINTESE
O nome do livro Preconceito: “conceito formado antecipadamente antecipadamente, sem a maior ponderação ou conhecimento dos fatos, uma idéia preconcebida, julgamento ou opinião formado sem levar em consideração fatos que os contestes.”AURELIO.2007. Lingüístico: “É a ciência da linguagem, da gramática das diferentes línguas, de sua historia, bem com a aplicação dos resultados obtidos na sua solução de problemas práticos.” AURELIO. 2007.
Os brasileiros são pessoas iguais culturalmente e linguisticamente. Essa Teoria de Darcy Ribeiro nos remete a refletir que estamos vendo uma contrariedade neste fato, tendo em vista que os regionalismos encontrados em cada canto do país nos da uma pluralidade na fala impactando também a escrita.
Como estabelecer um padrão se grande parte da população não tem acesso ao mínimo da Educação básica, para se desenvolver como analfabetos funcionais. Que padrão é este que apenas algumas pessoas têm acesso ao conhecimento.
A língua é um enorme iceberg, flutuando mar do tempo e a gramática normativa é a tentativa de descrever apenas uma parcela mais visível de uma pequena poça de água.
Levados pela influencia dos meios de comunicação,