Sintese de um Analgésico
Engenharia Química
Química Experimental Geral 1
SÍNTESE DE UM ANALGÉSICO
Data: 22/05/2015
Aluno: Gustavo da Silva
R.A.: 631698
Aluno: Giovana Pedro
R.A.: 631671
Prof. Drª Wania da Conceicao Moreira
São Carlos - SP
Abril/2015
1.INTRODUÇÃO
A aspirina é o medicamento mais consumido no mundo, usado como analgésico para dores, é derivado do Ácido Acetilsalicílico (A.A.S), mostrando um exemplo popular da importância deste ácido. Foi o medicamento mais revolucionário da história farmacêutica, sendo isolado pela primeira vez em 1828 pelo francês Henry Leroux e pelo italiano Raffaele Piria.
Para a sintetização do Ácido Acetilsalicílico (a aspirina), deve-se tratar o ácido salicílico com anidro acético em meio ácido, que atua como catalisador da reação. Utiliza-se a filtração à vácuo para a recristalização, com o intuito de obter uma solução purificada de A.A.S..
2.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, em um Erlenmeyer de 50mL, pesou-se exatamente 1,000±0,001g de Ácido Salicílico adicionando, em seguida, 2,5mL de anidro acético e 10 gotas de Ácido Fosfórico (H3PO4) [INSERIR CONCENTRAÇÃO]. Em seguida, com o auxílio de um suporte universal, colocou-se a solução em banho-maria, com temperatura da água de cerca de 80°C, deixando em repouso por 45 minutos e agitando aos poucos, até não existir emanação de vapores. Após passado este tempo, retirou-se a solução do banho-maria, adicionando-se 10mL de água destilada gelada e deixando-a em repouso sobre a bancada até atingir temperatura ambiente. Após o repouso, inseriu-se o Erlenmeyer contendo a solução em um banho de gelo, deixando-o em repouso por mais 10 minutos para o término da cristalização.
Terminado o processo de cristalização, realizou-se a filtração à vácuo com o auxílio de um funil de Büchner. Para isto, pesou-se um papel filtro juntamente com um vidro-relógio, obtendo uma massa de 8,042±0,001g, transferiu-se este papel para o funil e realizou-se a filtração à