sintese de sociologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTE - CCECA
COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: SOCORRO MACHADO
Clécio Leonardo Mendes Araujo Katiana Lira Reis Mariana Mendes
TERESINA – PIAUÍ 2014
A escola é uma miniatura da sociedade para os que não convivem, porém não há uma valorização da escola por seus habitantes, por quem a gerencia é tão pouco pela sociedade que a rodeia.
Os pais veem a escola como passaporte para o trabalho e repassam aos filhos a ideia de condição estável por meio do aprendizado escolar. Não há uma proposta, que deveria ser desenvolvida pelos pais nas crianças, de liberdade da realidade existente.
O professor se vê em um ambiente de trabalho que não lhe proporciona condições razoáveis para que possa desempenhar suas atividades, turmas super lotadas que dificulta o dinamismo do profissional da educação.
O discente não confia no docente, não deposita nele credibilidade para que o leve a transporta-se por ideologias diferentes, mas vê o no professor seu carrasco, aquele que tem por finalidade atrapalhar sua mudança de ano letivo. A única preocupação do aluno é com o resultado final, com a sua aprovação, deixando os meios que o leva ao sucesso como um processo que pode ser burlado, simplesmente ignorado. Para o professor o aluno é que é preguiçoso, não se preocupa com o seu futuro, considera-se o dono da razão...e nessas idas e vindas de aborrecimentos o conhecimento é defasado.