Sintese de emenda constitucional
Dessa forma, vamos mostrar quanta complexidade é encontrada para discorrer sobre o tema “ética” e que se faz grande a necessidade e ao mesmo tempo a obrigatoriedade da constante vivência e atualização, ou seja, devemos exercitar a reflexão sobre ética em seu sentido amplo. Embora para cada homem as realidades venham contextualizar realidades diferentes , assim sendo, Ética é tudo aquilo que consideramos correto, que vivemos e defendemos e, tem como referencial o respeito ao outro. Ainda neste ponto de vista torna-se essencial ressaltar que a ética está em cada um, em todos os lugares e a todos os momentos se exige ética de todas as pessoas.
A ação ética é um processo de ‘generalização’, de mediação progressiva entre o primeiro impulso e as determinações externas; a moralidade torna ação ética no momento em que nasce uma convergência entre o eu e a alteridade, entre a singularidade individual e a totalidade social. O campo da particularidade exprime justamente esta zona de mediações onde se inscreve a ação ética (TERTULIAN, 1999, p. 134).
Com isso quando um sujeito diverge sobre as condições de situações sociais da vida cotidiana sobre o preconceito, do individualismo entre outros fatores, deve sempre mediar sobre seus conceitos éticos e moral para haver um equilíbrio em seus preceitos emancipatórios sua mediação com a realidade, tendo assim uma crítica baseada na reflexão ética com a valorização da liberdade e com compromisso, com o conjunto, ou seja, com a emancipação da coletividade e universal.
Portanto, é preciso conduzir-se de forma ética sempre, assim todos podem fazer sua parte e contribuir para um mundo mais ético.
A Ética é o conjunto de ações conscientes dirigida à intervenção da realidade em prol de um bem comum , como parâmetro, a emancipação humana. O conceito de ética de um indivíduo, é fundamentado no valor do