sintese de calcona
RELATÓRIO:
Síntese de calcona Departamento de Química
Universidade de Aveiro
Ano lectivo de 2011/2012
1 . Objectivos: O objectivo primordial desta actividade prática é a síntese da 1,3-difenilprop-2-en-1-ona, ou seja, uma calcona. Para tal efectua-se uma condensação áldólica que é uma reação química que envolve a forma enólica de um composto carbonílico com outra molécula de composto carbonílico, sendo portanto esta actividade importante na revisão das reacções de aldeídos e cetonas.
Com os cristais obtidos deve-se calcular o rendimento, relembrando assim noções acerca deste, bem como das noções de concentração, densidade, reagente limitante, etc. Além disso, é também importante verificar a pureza dos cristais obtidos, através da comparação do TLC da amostra obtida com o TLC de uma amostra pura.
Por fim, é importante ter uma boa noção de como sintetizar o composto que queremos, sendo por isso, também objecto deste trabalho, efectuar uma revisão concisa dos mecanismos de reacção, com uma maior incidência, no nosso caso, nos mecanismos de aldeídos e cetonas- condensação aldólica.
Introdução teórica:
A reacção de condensação aldólica simples ocorre quando aldeídos e cetonas com hidrogénios dimerizam, originando -hidroxialdeídos e -hidroxicetonas, respectivamente. No entanto quando não possuem hidrogénios a reacção não ocorre. Assim, a reacção ocorre pela adição de uma molécula do aldeído ou cetona a uma segunda molécula, ligando o carbono da primeira ao carbono carbonílico da segunda. Já no que concerne à condensação aldólica cruzada esta ocorre entre dois compostos de carbonilo diferentes, no nosso caso a acetofenona e o benzaldeído. Quando ambos possuem hidrogénios obtém-se uma mistura de quatro compostos. Mas quando um deles não possui hidrogénios obtém-se apenas um composto. Deste modo na síntese da calcona efectuada, como o benzaldeído não tem hidrogénios,