Sintese da disciplina de teodiceia
SINTESE FINAL DA DISCIPLINA DE TEODICEIA
Trabalho elaborado para a disciplina de Teodiceia sob orientação do professor Pe. Anchieta Arraes no II ano, IV período do curso de Licenciatura Plena em Filosofia do ICESPI
TERESINA
2012
1. Introdução
O estudo da filosofia desde o mais remoto tempo dos pré-socráticos especulou alguns temas fundamentais, em especial no campo da metafísica que refletiu sobre Deus, homem e mundo. Especificamente, a TEODICEIA centra sua reflexão em Deus, causa primeira e última do homem, que o busca incessantemente desde os primórdios da civilização humana.
Com efeito, nos tempos antigos, todos os indivíduos e comunidades de vários lugares, sem nunca terem tido contato umas com as outras, sempre intuíram a existência de um ser supremo que se manifestava através de forças superiores como o sol, a lua, os ventos, as tempestades. A primeira concepção que estes indivíduos tiveram, certamente por sua ingenuidade primitiva, foi a do animismo. Logo depois, com um pouco mais de inteligência construída passaram a explicar estas realidades através do mito. Mais posteriormente, estas explicações ganharam fundamentações científicas através de estudos aprofundados sobre os diversos aspectos da divindade e sua ação em meio à humanidade.
Os aspectos mais resaltados nestes estudos, foram um delineamento geral da ação de Deus, a princípio, as tentativas de provar sua existência, a sua ontologia, e seus atributos. Houve, porém, neste interin, um confronto entre a figura de Deus e a realidade do mau, o que rendeu uma grande linha de reflexão sobre a bondade e a justiça de Deus, o que possibilitou o aparecimento do termo que designa a disciplina em estudo. Houve até quem se posicionasse contra Deus, investigando sobre a sua não existência e negando todo e qualquer atributo seu.
É nestes pontos principais que se desenrola o estudo da teodiceia, disciplina que está no limite entre a filosofia e a teologia, sendo uma