Sintese ciencias sociais
O fato de vivermos em sociedade nos faz permanecermos eternamente vigilantes quanto aos nossos comportamentos e atos diários. O controle que um grupo social exerce sobre seus membros, para que não se desviem das normas aceitas, é muitas vezes imperceptível, e nós mesmos exercemos certo controle de nossos atos.
Os valores Sociais
Sociedade há certo consenso entre seus membros do que é feio bonito,bem ou mal,agradável e desagradável,honrado e vergonhoso.
Os valores variam com as civilizações e, no interior de uma mesma civilizações,com os grupos,camadas e classes sociais.Do mesmo modo os valores variam com o tempo,numa mesma civilização e nos grupos sociais.
As pessoas podem desempenar a mesma função,quer em decorrência da posição que ocupam,atributos pessoais que expressam,de maneira muito clara,a sua identificação com valores,em virtude disso,são tidos como corporificações de um determinado valor.
Normas e Costumes
Entendemos uma norma como uma obrigação social a que o individuo esta submetida. Quando num grupo existe uma norma,os membros estão prontos a aplicar sanções e a intervir quando a norma é infringida.
Podemos dizer que as normas são idéias muito fortes de que é certo e de que é errado,as quais exigem dos indivíduos certos atos e proíbem outros.
De modo geral os membros de uma sociedade partilham da convicção de que a violação de suas normas lhes causará algum tipo de problema.Ao mesmo tempo,para os membros de outra sociedade,essas normas poderão parecer irracionais.
Aquelas normas que estão codificadas no direito e sancionadas pelo poder publico(normas formais )e aquelas que estão ritualizadas nos costumes e comportamentos costumeiros(normas informais).
Normas de Cortesia
Um sistema de normas ritualizados nos costumes e comportamentos costumeiros são as de cortesia, e que dizem a respeito aos modos que devem ser observados nas relações entre os indivíduos. As normas de cortesia são