Sintese Apresentação do Monstro
Potência por um lado significa uma virtualidade e pelo outro uma capacidade determinada que poderá ser exercida a qualquer momento.
A final o que é política? É uma atividade social eu propõe garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma unidade política particular.
Não é dogmaticamente que proponho esta definição, outras são possíveis, mas, para ressaltar que sem o uso da noção força, a definição seria visivelmente defeituosa. Se numa democracia, um partido político tem peso é porque ele tem força para mobilizar um numero de eleitores. Se um sindicato tem peso político é porque tem forças para deflagrar uma greve. Dessa forma, força não significa necessariamente ter meios violentos de repressão, mas sim de meios que influam no comportamento de outras pessoas. A força nem sempre é uma arma apontada para a cabeça de alguém, pode ser o carisma do amado, quando me leva a uma decisão. Em fim, força é concentração da potência. Graças a ela que se pode definir a potência nas ordens de relações políticas.
Ao analisar o poder Weber fala do conceito de potência que segundo ele seria: “toda oportunidade de impor a sua própria vontade, no interior de uma relação social, até mesmo contra resistências, pouco importando em que repouse tal oportunidade”. Nessa definição, apesar de aparentemente idênticos os conceitos de poder e potência, distinguem-se pelo fato do primeiro apresentar um elemento diferenciador, qual seja, a especificidade.
A moderna sociologia norte-americana apresenta uma teoria interessante e que reforça a ideia de Max Weber. É a