sintaxe
Há uma importância muito grande da sintaxe na produção de um texto, a disposição das palavras nas frases e das frases no discurso e a lógica das frases entre si e faz o manuseio de combinação de entre palavras e oração ela estuda a estrutura da língua que é composta de três partes, são elas: sintaxe de colocação,sintaxe de regência e sintaxe de concordância.
Sintaxe de colocação: tem por objetivo organizar (colocar) os pronomes oblíquos átomos: onde pó-los¿ esse é uma grande duvida frequente da grande maioria das pessoas que se veem(ou veem-se¿) diante de duvidas acerca da colocação desses pequenos vocábulos que tanto trabalho nos dão, muito bem vamos entender como utiliza-los: Na ordem direta pode ser definida pelo seguinte esquema: SUJEITO +VERBO+COMPLEMENTO VERBAIS+ADJUNTOS ADVERBIAS. E para os verbos de ligação a ordem direta é representada por: SUJEITO+ VERBO+ PREDICATIVO+ ADJUNTO ADIVERBIAS.
Sintaxe de regência: regência verbal e nominal, a regência ocupa-se do estudo da relação entre os verbos e os elementos, ou, ainda, adjuntos adverbiais; e há verbos que não requer nenhum complemento, os intransitivos. Também os nomes – substantivos, adjetivos e advérbios-escolhem qual a preposição que desejam (ou se não a desejam)para seus complemento nominal ou adjunto adnominal.
Sintaxe de concordância: é a correspondência de flexão entre dois termos, podendo ser verbal ou nominal.
Na verbal ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito.
Já na nominal os adjetivos, os números,os pronomes e os artigos concordam com o substantivo em gênero e numero, e os advérbios,as conjunções e as preposições não se flexionam.