sintax
Variáveis primitivas e Controle de fluxo
"Péssima ideia, a de que não se pode mudar"
Aprenderemos a trabalhar com os seguintes recursos da linguagem Java: declaração, atribuição de valores, casting e comparação de variáveis; controle de fluxo através de if e else; instruções de laço for e while, controle de fluxo com break e continue.
3.1 - Declarando e usando variáveis
Dentro de um bloco, podemos declarar variáveis e usá-las. Em Java, toda variável tem um tipo que não pode ser mudado, uma vez que declarado: tipoDaVariavel nomeDaVariavel;
Por exemplo, é possível ter uma idade que guarda um número inteiro: int idade;
Com isso, você declara a variável idade, que passa a existir a partir daquela linha. Ela é do tipo int, que guarda um número inteiro. A partir daí, você pode usá-la, primeiramente atribuindo valores.
A linha a seguir é a tradução de: "idade deve valer quinze". idade = 15;
Comentários em Java
Para fazer um comentário em java, você pode usar o // para comentar até o final da linha, ou então usar o /* */ para comentar o que estiver entre eles.
/* comentário daqui, ate aqui */
// uma linha de comentário sobre a idade int idade;
Além de atribuir, você pode utilizar esse valor. O código a seguir declara novamente a variável idade com valor 15 e imprime seu valor na saída padrão através da chamada a System.out.println.
// declara a idade int idade; idade = 15; // imprime a idade
System.out.println(idade);
Por fim, podemos utilizar o valor de uma variável para algum outro propósito, como alterar ou definir uma segunda variável. O código a seguir cria uma variável chamada idadeNoAnoQueVem com valor de idade mais um.
// calcula a idade no ano seguinte int idadeNoAnoQueVem; idadeNoAnoQueVem = idade + 1;
No mesmo momento que você declara uma variável, também é possível inicializá-la por praticidade: int idade = 15;
Você pode usar os operadores +, -, / e * para operar com números, sendo eles responsáveis pela