Sinopse e reflexão do filme “Entre os muros da escola”
O filme conta a historia de uma turma da sétima serie em uma escola pública em Paris aparentemente de periferia.O filme se passa no decorrer de um ano letivo, mostrando no início, o reencontro dos professores e a recepção pela diretoria e o primeiro dia de aula. As cenas do filme se passam basicamente na sala de aula do professor François, professor de francês e supervisor da escola, estendendo-se também para a sala dos professores, pátio e outras dependências da escola.
A turma em questão no filme apresenta conflitos na relação professor e aluno e a prática pedagógica, e alem disso possui conflitos entre alunos por exemplo diversidades étnicas e culturais que acabam por acirrar ainda mais os problemas, tendo como destaque os alunos Khoumba, Esmeralda e Souleymane.
Os professores quando se reunem tentam achar soluções para o mau comportamento e baixas notas dos alunos, e se dividem entre adotar metodologias de valorização ou práticas de advertências, como tirar pontos por mau comportamento, a maioria optando pela segunda opção.
Um ponto do filme que me surpreendeu e quando o professor de Tecnologia entra gritando na sala de professores, reclamando dos alunos dizendo inclusive que eles não sabem nada e vão continuar na miséria para sempre.
Durante a reunião do conselho de classe onde estavam presentes professores e duas alunas representantes da classe e era discutido a situação dos alunos com notas baixas, as alunas começaram a rir. No momento o aluno em questão no debate era o Souleymane que não fazia as tarefas, não trazia o material, se indispôs com os colegas e professores várias vezes, o professor comentou que Souleymane era “limitado”.
O ponto auge do filme se da em uma discussão na sala de aula, onde as representantes de turma contam a Souleymane o que foi dito e este questiona ao professor. E um primeiro momento François indaga as meninas se este e seu papel durante as reuniões, e diz ainda